quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão Musical

Há tempos pode-se perceber que as pessoas deixaram de ser criativas. Eu, pessoalmente, acredito que isso se deve à falta de exigência, de bom senso mesmo... “Compramos” tudo o que a TV e a internet nos empurram goela abaixo e deixamos por isso mesmo. Dentro dessa perspectiva, tem um ponto que particularmente me perturba: a música.

Já tem muitos anos que “hitsinhos” e refrões tipo “chiclete” me irritam profundamente. Mas nos últimos tempos a coisa degringolou de vez. É bem verdade que existem ciclos de coisas boas e ruins. Faz parte da diversidade e é ate saudável que existam compositores bons e ruins. A gente é que precisa de discernimento e/ou bom gosto! Já foi moda nos tempos da Jovem Guarda, por exemplo, (não que eu seja dessa época!!!) as versões livres (muitas vezes pobres) de clássicos mundiais como Beatles.

Porém, o que se detecta é que hoje as pessoas sequer criam alguma coisa, não se dão mais ao trabalho de pensar. É pegar uma música feita há 10, 15 anos e simplesmente regravá-la e cantá-la e muitas vezes, muito mal. Aliás, é só o que essas infames bandas de forró eletrônico (doença nascida no Ceará) fazem: copiar, copiar e copiar, descaradamente. E já repararam que as vocalistas tem a mesma voz? Elas gritam e desafinam e se espremem pra alcançar um agudo... Deus é mais!!! E os caras.. que visual é aquele...??? Totalmente over... mas isso deve se explicar, dentro do contexto deles... sei lá. Acho que eles fazem testes pra ver quem consegue cantar com um ovo na boca. Não quebrou o ovo, ta dentro!!! Não deixa de ser uma habilidade!!!! Que horror.

O reflexo desse apagão criativo (pegando gancho da expressão do momento) são as novelas globais. Boas trilhas sonoras foram substituídas por regravações ou mesmo pelas originais de mil novecentos e nada. Até na “idiotizante” Malhação. A maioria das músicas da trilha é regravação, e, diga-se de passagem, pessimamente cantadas!!!

Bom, eu resolvi não entrar no mérito das músicas que dão ordem... aquelas da Bahia que mandam você colocar a mão e bunda não sei onde, nem os Créus e Eguinhas Pocotós da vida, muito menos os cabarés, raparigas e cornos tão gentilmente homenageados.

Tudo na vida é uma questão de gosto e quem ouve esse tipo de coisa... é... merece estar ouvindo esse tipo de coisa... Só me resta lamentar e ouvir as minhas músicas com fone de ouvido. Parafraseando a Radical Chic, quem tem os aparelhos de som mais potentes tem sempre o pior gosto musical. Como se não bastasse, essas criaturas querem “compartilhar” seu medonho gosto musical!!! Aff!!!

Eulália Lima
Rio de Janeiro, 12/11/09



1 comentários:

Patrícia Barros disse...

Lála, que saudade que eu tava de ler seus textos maravilhosos, inteligentes... Sempre que puder estarei por aqui "prestigiando"' vcs.
bjo grande com saudade
Tita

Postar um comentário

 
Contador de visitas

Receba atualizações do blog

Digite seu e-mail e clique em Subscribe:

Delivered by FeedBurner

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

A Gema às Claras Copyright © 2009 Community is Designed by Bie/Este blog tem melhor visualização no Mozilla Firefox ou Chrome